Caixa Postal Digital do Cidadão
A Caixa Postal Digital do Cidadão é um canal seguro, personalizado e gratuito dentro da plataforma gov.br para o envio de notificações personalizadas para cada pessoa usuária da plataforma. A sua implantação está prevista na Estratégia Nacional de Governo Digital 2024-2027.
A Caixa Postal foi criada para melhorar a prestação de serviços públicos por meio de notificações personalizadas, proporcionando uma experiência única ao cidadão, antecipando suas necessidades.
Por que uma Caixa Postal do gov.br?
Canais tradicionais de notificação, como e-mails e SMS, concentram um número enorme de mensagens que recebemos todos os dias, de diversas fontes. Isso significa que informações importantes estão misturadas com propaganda, spams e até tentativas de fraudes.
Em 2022, estima-se que cerca de 300 bilhões de e-mails foram enviados diariamente, sendo que 48% deles eram SPAMs. Além disso, SMS, e-mails e ligações telefônicas são constantemente utilizados para tentativas de golpes, muitos deles simulando uma notificação de governo.
Diante desse cenário, a Caixa Postal Digital do Cidadão é a solução ideal para o enfrentamento do problema, pois apresenta uma interface única, segura e personalizada, onde o Governo Federal, por meio dos seus órgãos, notifica o cidadão sobre a prestação de um serviço público e a divulgação de políticas públicas, evitando ataques de phishing e a inconveniência de mensagens SPAMs.
Os principais objetivos da Caixa Postal são:
- Evitar fraudes por criar um canal dentro da plataforma http://gov.br , que só pode ser acessada pelo governo e pelo cidadão;
- Criar uma experiência simples, personalizada e uniforme de comunicação para o cidadão usuário de serviços públicos federais;
- Avisar sobre o vencimento de documentos, o direito a benefícios e o cumprimento de obrigações;
- Antecipar as necessidades das pessoas, tornando o governo cada vez mais proativo.
Ela foi lançada em fevereiro de 2025 e está automaticamente disponível para as 164 milhões de pessoas com uma conta no gov.br, sem a necessidade de qualquer ação por parte do cidadão.
Para garantir que a mensagem seja vista apenas pela própria pessoa, a Caixa Postal só pode ser acessada por aqueles que possuem contas com nível prata e ouro, já que estes níveis de conta utilizam validações de identidade mais robustas. Entretanto, mesmo as contas de nível bronze podem receber as mensagens. Nesse caso, elas poderão ser acessadas assim que a pessoa aumente o nível da sua conta.
Até hoje, foram enviadas cerca de 27 milhões de mensagens personalizadas, incluindo notificações sobre a aprovação no Concurso Público Nacional Unificado, sobre a aprovação em universidades públicas e a oportunidade de cadastro no programa Pé-de-Meia Licenciaturas. Muitas outras ações estão sendo planejadas para alcançar um número cada vez maior de pessoas, de maneira personalizada e proativa.
Benefícios da Caixa Postal
Para o cidadão:
Segurança: Oferecida dentro da plataforma gov.br, a Caixa Postal é acessada apenas por meio do aplicativo gov.br ou pelo portal www.gov.br, de modo a diminuir o risco de fraudes associadas ao envio de links maliciosos e phishing simulando comunicações e serviços do governo. Apenas o governo pode enviar mensagens para a Caixa Postal;
Gratuidade: A Caixa Postal não tem nenhum custo para o cidadão, que pode acessá-la pelo celular ou computador;
Disponível para todos os usuários com conta gov.br: A Caixa Postal está automaticamente disponível para todas as pessoas que possuem um CPF, que é o número único de identificação de referência usado no país. Caso a pessoa não possua uma conta de nível Prata ou Ouro, ainda assim ela poderá receber as comunicações do governo, que poderão ser lidas no momento em que ela aumente o nível da conta. As mensagens são armazenadas até mesmo para pessoas que não tenham contas gov.br. Dessa forma, quando a pessoa associar seu CPF com a conta gov.br de nível Prata ou Ouro, ela também terá acesso a mensagens personalizadas que foram direcionadas para ela;
Personalização: Todas as notificações são personalizadas, ou seja, têm relação direta com a pessoa, seja para avisar sobre um benefício, o vencimento de um documento, alguma notificação de segurança ou lembrar sobre alguma obrigação;
Interface e linguagem simples: A Caixa Postal possui uma interface simples e amigável, de modo a facilitar a inclusão digital e o uso por diferentes pessoas.
Para o Governo:
- Garantia de entrega: As pessoas podem mudar de telefone e e-mail, mas não mudam de número de CPF, que é usado para enviar notificações para os cidadãos. Dessa maneira, podemos garantir que as notificações chegam a quem deve recebê-las;
- Fácil Integração: As mensagens podem ser enviadas tanto por meio de integração direta - com o uso de API - ou por meio de uma lista de CPFs;
- Customização e flexibilidade: as notificações podem ser customizadas com diversos parâmetros para ser tornarem ainda mais personalizadas;
- Integração com o app gov.br: Dependendo do caso, as notificações também podem ser enviadas via push para os usuários do app gov.br, aumentando a sua eficácia.
- Indicadores de efetividade: É possível identificar quem leu a mensagem, quantas foram excluídas ou arquivadas, gerando insights relevantes a respeito da efetividade das notificações.
Associado a isso, fazemos campanhas educacionais para reforçar que o acesso às informações deve ocorrer diretamente pelos canais oficiais, ao invés de cliques em links contidos em mensagens de e-mail, SMS etc. Isso é feito para evitar que uma comunicação fraudulenta, simulando um canal oficial, seja usada para enganar as pessoas.
Além disso, a Caixa Postal só é disponibilizada para pessoas com contas gov.br de nível Ouro ou Prata. O motivo de a Caixa não ser disponibilizada para contas nível Bronze é garantir que a informação seja acessada apenas pelo real destinatário, visto que as contas Ouro e Prata contam com níveis mais robustos de validação biométrica, incluindo validação facial.