Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH)
-
-
O que é educação híbrida?
A Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH) considera que o conceito de Educação Híbrida é pautado em um ecossistema educacional que prioriza a integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas presenciais na instituição educacional, podendo combinar com outras fora dela, inclusive com uso do Núcleo de Inovação, Ambiente Virtual de Aprendizagem e materiais do Repositório Digital (de forma relacional e contínua), mediadas e organizadas pelo planejamento-ação e protagonismo docente, conexão entre os usos de tecnologias digitais e como praticantes da cultura digital, visando à ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo discente, seu tempo e espaço, seja individualmente ou coletivamente.
-
O que é a Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH)?
Estratégia do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que busca complementar e ampliar as estratégias de implementação da Educação Híbrida na rede pública de ensino em todo o Brasil, além de garantir apoio técnico e de infraestrutura dos sistemas tecnológicos para o seu desenvolvimento de maneira mais equitativa e efetiva.
- Como aderir à Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH)?
O foco inicial da RIEH é atender às secretarias estaduais de educação viabilizando a implementação da Educação Híbrida na rede pública do Ensino Médio.
O processo de adesão à RIEH segue ciclos de abertura, conforme publicação das portarias pelo Ministério da Educação (MEC). A mais recente abertura ocorreu em julho de 2023. -
Quais os benefícios de aderir à Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH)?
- Criação de Núcleos de Inovação: são fornecidos equipamentos para instalação dos Núcleos de Inovação, que são espaços físicos para fomentar a Educação Híbrida. Os Núcleos possibilitam a transmissão e produção de conteúdo audiovisual síncrono (ao vivo) e assíncrono.
- Ambiente Virtual de Aprendizagem e repositório da rede: as secretarias aderentes à RIEH recebem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pela Rede, bem como a um Repositório com Recursos Educacionais Digitais – REDs.
- Consultoria e planejamento: apoio no diagnóstico, desenho do plano e implementação da Educação Híbrida em cada rede de ensino por meio de consultores que promovem oficinas, reuniões e materiais instrucionais ao longo do processo.
- Formação e capacitação: treinamentos para operação dos Núcleos de Inovação; Utilização das plataformas digitais; Compartilhamento das melhores práticas em Educação Híbrida; e Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Educação Híbrida.
- Monitoramento e avaliação: o Observatório, frente de monitoramento e avaliação da RIEH, compila, produz e dissemina informações sobre sua implementação, subsidiando tomadas de decisão e produção de conhecimento para a qualificação da Educação Híbrida no Brasil.
-
O que são os Núcleos de Inovação?
Os Núcleos de Inovação são espaços munidos de tecnologias destinadas a apoiar a educação híbrida por meio da produção de conteúdos multimídia para estudantes e professores. São parte das estratégias pedagógicas de cada Secretaria de Educação.
O objetivo é implementar 52 Núcleos de inovação nos diversos estados e Distrito Federal, sob gestão das respectivas Secretarias. Os equipamentos e mobiliários são fornecidos e instalados pela RIEH. Cada Secretaria de Educação deve designar o espaço físico onde funcionará o Núcleo de Inovação, levando em conta características como, por exemplo, a facilidade de acesso, a boa conectividade de internet e a adequação da rede de energia elétrica.
-
Como são formados os Núcleos de Inovação?
A Secretaria de Educação é responsável por designar a equipe técnica e a equipe pedagógica para atuar no projeto. A relação dos profissionais que devem compor o Núcleo, bem como a especificação de suas competências, formação sugerida e nível de escolaridade, constam no Guia de Implementação. Todos os profissionais recebem capacitação dos especialistas da RIEH.
-
O que é educação híbrida?